ABÍLIO PEDRO, NOSSO FUNDADOR
O fundador da empresa Calcário Cruzeiro foi o empresário Abílio Pedro. Abílio nasceu em 16 de fevereiro de 1905, no Líbano e imigrou para o Brasil em 1923 com 18 anos de idade, em face da crise econômica iniciada com a l ª. Guerra Mundial (1914-1918).
Antes de se fixar definitivamente em Limeira, Abílio se dedicou a várias atividades no comércio e prestação de serviços, em cidades paulistas como Conchas, Vera Cruz, Bofete, Tatuí, Porangaba, Botucatu, Laranjal Paulista e Limeira, onde chegou em fins de 1945.
Naquela época, a firma Ribeiro Parada, de Limeira, estava admitindo autônomos para cuidar do transporte de papelão para São Paulo. Dono de 2 caminhões, Abílio foi contratado para esse serviço.
Já em 1946, adquire o Posto Santa Terezinha, que se situava à rua Dr. Trajano, a principal da cidade. Em seguida abriu um posto de gasolina na Via Anhanguera, em Limeira, antes mesmo de aquela estrada estar concluída e ser oficializada, tornando-se um dos primeiros a comercializar combustíveis às margens da rodovia. O posto ainda tinha lanchonete e serviços de mecânica. Um segundo posto, inaugurado em 1952, foi construído do outro lado da estrada, no sentido Capital, depois de inaugurada a “Anhanguera”.
Em 1953, junto com um sócio adquire uma jazida de Calcário no bairro da Assistência, em Rio Claro (SP). Em 14 de abril desse ano, organiza a empresa “Pedro & Leite Ltda” e funda a “Calcário Cruzeiro”.
Abílio adquire a parte de seu sócio em 1956. O terceiro salto vem com o ingresso dos familiares como acionistas da empresa, que em 10 de abril de 1963 se transforma em “Abílio Pedro S.A Ind. e Com. Ltda.”
No final da década de 50, o avanço da tecnologia agrícola e recomendações contínuas dos agrônomos das Casas da Lavoura fizeram o Calcário ser procurado pelos produtores rurais. O Calcário corrige a acidez do solo, eleva seu pH, neutraliza os efeitos tóxicos do alumínio e ainda fornece nutrientes (cálcio e magnésio) às plantas, aumentando consequentemente a capacidade de produção dos solos.
Foi quando Abílio resolveu transferir a empresa de Rio Claro para Limeira, na mesma jazida que se encontra atualmente. A “Calcário Cruzeiro", de Limeira, então, iniciou um processo de expansão, com filiais em Pereiras, Cesário Lange e Santa Rosa de Viterbo, todas no estado de São Paulo.
A morte de Abílio Pedro no dia 11 de agosto de 1983 causou consternação em Limeira e em outras localidades. Então, o comando do grupo passa à sua mulher Vicencina Cerassoli Pedro, auxiliada na empresa pelos filhos.
No final de 1986, houve a divisão dos negócios da família. Ao filho Antoninho Pedro coube a “Calcário Cruzeiro”, com sede em Limeira e filiais em Pereiras (SP) e Cesário Lange (SP). Atualmente, Antoninho e filhos administram a empresa, que beneficia e comercializa argila e lajão britado, além do calcário e se dedica também à agropecuária.
Para melhorar a logística, o escritório central da empresa foi transferido da Rodovia Limeira-Piracicaba para a Avenida Cônego Manoel Alves, 2555, junto à jazida de calcário e argila ali existente.
O escritório se situa na região que hoje leva o nome de Parque Residencial “Abílio Pedro”, integrante de um grupo de bairros onde residem 20% da população de Limeira. Além do bairro, Abílio Pedro foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Limeira, com seu nome sido dado à avenida principal do bairro Jardim Limeirânea.
Esconder conteúdo